FAQ e a resposta para a vida, o universo e tudo mais

FAQ e a resposta para a vida, o universo e tudo mais


FAQ é uma sigla para a palavra gringa "Frequently asked questions", traduzindo isso para cabecês você lerá algo como "Perguntas Que Ninguém Faz" mas que eu sempre acabo fazendo a mim mesmo e publicando em meus sites para dar um ar mais profissional chique a eles. Obviamente isso não seria diferente com o Cabecao.org e assim que outras perguntas começarem a pipocar em minha cabeçorra, coloco-as aqui.

# Por que outro blog?

Porque o meu outro blog se tornou sério demais, afinal, todo o dinheiro que ganho para sobreviver vem da minha mãe dele, então eu não posso simplesmente mudar ele ao extremo e correr o risco de não conseguir os preciosos obamas que pagam pela minha cervejinha sagrada de cada dia. Nunca esqueça: Time que está ganhando não se mexe! Para resolver esse problema, nada melhor do que criar um blog pessoal onde você possa chutar o pau da barraca sem se preocupar tanto com as consequências disso.

# Mas esse site é lindo, o que você usou para fazer ele?

Um bocado de aplicativos web, o melhor é que você pode baixar todos eles de graça na internet! Para gerenciá-lo, eu uso a poderosa ferramenta Movable Type. Muitos me perguntam por que não o Wordpress e a resposta é simples: Sabe quando você se acostuma tanto com uma coisa que consegue suprir todas suas necessidades com ela? Foi o meu caso com o Movable Type. Para as fotos, eu usei o Mediabox Advanced, um script bem poderoso que cria aquela galeria de fotos bem fácil de se navegar. Já para exibir os vídeos, eu utilizo o JW Player. Ele é de graça para uso pessoal mas fica exibindo uma marca d'água chata, aceito doações para comprar a versão que remove isso.

Todo conteúdo do site (incluindo vídeos e fotos) é hospedado na Dreamhost, o que acaba gerando um tráfego gigantesco relativo ao número de acessos do site. Achou rápido? É que o site usa o CloudFlare para otimizar o desempenho do site, tornando o relativamente bem rápido para o seu peso. Além disso o site roda em cima de algumas API's como a do Google Maps para mostrar onde os eventos ocorreram e a do Facebook, para tornar o site ainda mais social e fácil de se compartilhar na maior rede social do mundo. =)

# Um pouco a respeito dos vídeos desse site

Todos os vídeos desse site foram feitos por Cab ou algum de seus amigos e provavelmente são desinteressantes para a grande maioria dos usuários da internet (salvo algumas exceções). Por mais vergonhosos que sejam, eles estão online com o único objetivo de servir como backup e registro do que já aprontamos na vida para quando estivermos velhos e saudosos.

Os vídeos estão hospedados no próprio servidor do Cabecao.org devido a frescuras de copyright do YouTube. Isso mesmo, embora todos eles sejam de nossa autoria, o Content ID do site de vídeos do Google vez ou outra embaça simplesmente com uma música que estávamos ouvindo no momento, isso mesmo, ela nem como trilha sonora foi usada. Então para evitar qualquer tipo de problema, hospedei os vídeos no próprio servidor o que consome uma generosa banda e espaço de armazenamento mas que no final das contas vale muito mais a pena. =D

Alguns vídeos foram gravados em alta definição e são identificados pelo símbolo "HD" (para alternar a qualidade de reprodução basta clicar no símbolo HD dentro do player). Entretanto além da minha câmera não ser lá essas coisas todas, os vídeos estão comprimidos com os codecs H.264 e posteriormente o formato WebM (assim que o flash aceitar esse tipo de arquivo), portanto não espere verdadeiras obras áudio-visuais de deixar Scorsese com inveja, você assistirá apenas um bocado de vídeos pessoais e sem graça com o intuito de contar registrar algum tipo de história. =)

Por enquanto é só! Mas se você tiver alguma dúvida ligada ao site, ao Cab, a vida, ao universo e tudo mais, é só entrar em contato.

Cabecao.org é o site pessoal de um Cabeçudo qualquer. “Life is only as good as the memories we make and I'm taking back what belongs to me”